Colesterol:Nem sempre ele é do mal!


Olá leitores!Nesta postagem,vamos desvendar muitos segredos que existem no colesterol,e,também saber que muitas vezes,poderemos estar enganados sobre a má impressão que temos do pobre coitado!

ARTÉRIA CONGESTIONADA
1-Quando há muito colesterol circulando,aumentam as chances de ele se depositar nos vasos sanguíneos.
2-Ao grudar neles,o colesterol atrai células de defesa,que o veem como inimigo.Essa combinação forma a placa de gordura.
3-Essa placa dificulta a passagem do sangue e aumenta o risco de derrames e infartos.




                      O colesterol não merece toda a má fama que carrega,muitas vezes,ele se torna fundamental.
Vamos supor que nossas células são casas e o colesterol tem um papel semelhante ao de portas,que permite a entrada e a saída de algumas substâncias vitais.Às vezes,ele também é importante para a produção de hormônios.O problema é o excesso,que traz riscos para o coração.

         BANDIDO E MOCINHO..
      Para circular pelos vasos sanguíneos,o colesterol precisa pegar carona em certos "carros":o LDL e o HDL.O primeiro,também conhecido como colesterol ruim,não é tão eficiente no transporte,às vezes dá bobeira e deixa parte de sua carga gordurosa grudada nas artérias.Já o HDL,o colesterol do bem,carrega tudo o que ficou pra trás,fazendo a faxina e evitando acúmulos pelo caminho.

OS CAMPEÕES DE GORDURA RUIM

O Guia do Amor preparou uma tabela de alimentos que contém colesterol em grande quantidade e que podem fazer mal a saúde:

PS.:O consumo diário de colesterol deve ser de até 300 mg.Por isso,preste muita atenção ao que você come!


               MEXA-SE
                 Não importa se é uma caminhada ou a malhação na academia,os exercícios sempre ajudam a equilibrar o colesterol.Quando nos exercitamos,o corpo elimina mais gorduras,e,portanto.sobra menos para ficar depositada nos vasos sanguíneos.Andar por 1 hora,5 vezes por semana,reduz em 20% o risco de ter problemas de coração.
  DÁ PRCONTROLAR
  Existem casos em que é necessária uam mãozinha para reduzir astaxas de colesterol.Entram em cena as estatinas,medicamentos que controlama produção dessa gordura no nosso organismo,lá no fígado.Ufa!
                                     

Até a próxima postagem,e CUIDEM-SE!

                                                                                                                             Revista Viva Mais

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger